A Vivo lançou oficialmente o X80 Pro 5G na Europa. O novo topo de gama da marca chinesa tenta tirar proveito da parceria com a Zeiss e rentabilizar as câmaras para a fotografia e vídeo. Mas já vamos explorar essas características mais adiante.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/06/220614_x80Pro_Profile-images.jpg)
Para já, importa referir que o X80 Pro tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas com resolução WQHD+ (3200×1440). Possui 12 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB UFS 3.1 de armazenamento. O processador é um Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm e a bateria é de 4700 mAh, sendo que suporta um carregamento rápido de 80 W e um wireless de 50 W.
O software fica entregue a Android 12, que é personalizado com a interface gráfica Funtouch OS 12. Destaque ainda para a certificação IP68 e para o novo sensor de impressões digitais ultrassónico 3D, que oferece uma área de reconhecimento 11,1 vezes maior do que os tradicionais sensores.
Vídeos à Hollywood
Passemos então para as câmaras, que estão assentes numa moldura quadrada e circular. Começando pelo vídeo, o X80 Pro conta com o Zeiss Cinematic Video Bokeh, que permite criar um bokeh oval na proporção 2,39:1 padrão de filme, produzindo um efeito de lente cinematográfica widescreen. Os utilizadores também têm a opção de escolher o bokeh de vídeo com lente normal, sendo que o efeito bokeh varia de acordo com a distância focal, abertura e distância de disparo e num quadro regular de 16:9 as bolas de bokeh são redondas.
A Vivo refere igualmente as potencialidades do smartphone para fotografia noturna com o modo Pure Night View e há suporte para XDR Photo, que pretende refinar a clareza das imagens iluminadas por trás e os tons que melhor refletem o que o olho humano consegue ver.
As câmaras traseiras contam ainda com o revestimento Zeiss T*Coating para melhorar a transmissão de luz e ajudar a reduzir a reflexo da mesma, tal como o flare e o ghosting.
Por fim, destaque para a funcionalidade Zeiss Natural Color, que visa reproduzir cores naturais e otimizar automaticamente, tanto a exposição como o equilíbrio de branco, o que permite à imagem refletir melhor o que o olho humano consegue ver.
A alimentar estas funcionalidades está uma câmara frontal de 32 MP e um sistema traseiro de quatro câmaras: uma principal de 50 MP com um sensor GNV e uma estabilização ótica de imagem (OIS); uma câmara grande angular de 48 MP; uma câmara de retrato gimbal de 12 MP; e uma câmara de periscópio de 8 MP. Há igualmente o chip de imagem V1+, que incorpora um sistema de Inteligência Artificial.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/06/220614_X80-Pro-front-back.jpg)
A Vivo confirmou que o X80 Pro vai custar 1299 euros. A Exame Informática questionou a marca sobre quando vai estar à venda em Portugal o novo smartphone, mas ainda não obteve resposta. O terminal estará apenas disponível na cor preta.
O Vivo X80 Pro terá direito a análise detalhada da próxima edição da Exame Informática, que chega às bancas no final deste mês.