As GPU (de graphic processing unit) Arc de gaming da Intel estão prestes a chegar ao mercado. As versões para portáteis devem estrear-se já neste trimestre, presumivelmente ao mesmo tempo que as CPU de 12ª geração Alder Lake, mas a versão para desktop só deve chegar mais no final do ano. A Intel anunciou que vai começar a enviar estas gráficas no segundo trimestre, ficando disponíveis só pela primavera, adiando o lançamento inicialmente previsto para o primeiro trimestre.
O Engadget lembra que a primeira geração Alchemist destas placas suporta ray-tracing baseado em hardware, mesh shading, variable rate shading e DirectX 12 Ultimate, além da tecnologia super sampling potenciada pela Inteligência Artificial da Intel. A empresa está já a trabalhar na arquitetura da terceira geração das Arc, com o nome de código Celestial, destinada a um segmento “ultra-entusiasta”, além de estar a preparar também a segunda geração, a Battlemage.
Neste tema, a empresa revelou aos investidores os planos do Project Endgame, um serviço que permite o acesso a estas GPU Arc via cloud, que potencia uma experiência de computação de baixa latência e que só deve chegar no final do ano.