Ano novo, tecnologias novas. É assim que se podem resumir as grandes apostas da Sony para o segmento dos televisores topo de gama e há dois nomes que precisa de conhecer: Z9K e A95K. Ambas as linhas de televisores fazem parte da Sony Bravia XR Master Series – ou seja, são as melhores que a Sony vai ter à venda no mercado – e cada uma estreia, para a marca japonesa, uma tecnologia de painel diferente.
A Sony Bravia XR A95K é a primeira da marca a usar o Quantum Dot OLED (QD-OLED). Segundo a fabricante, a conjugação daquelas que são consideradas como as duas principais tecnologias para painéis de TV permitirá manter todas as características dos televisores OLED – pretos profundos, cores vibrantes, contrastes de alto nível – e melhorar, através do Quantum Dot, em áreas nas quais os OLED não são tão bons – como na capacidade de brilho máximo, de brilho no geral e também alcançar um maior volume de cor.
Isto acontece porque apesar de os OLED terem uma boa reprodução de cores, à medida que se aumenta o brilho, as cores tendem a ficar mais esbatidas. A Sony estreia a tecnologia XR Triluminous Max para garantir que até os píxeis mais brilhantes conseguem expressar bons níveis de cor. A marca garante que esta mudança vai traduzir-se acima de tudo em melhores verdes e melhores vermelhos. A tecnologia Quantum Dot – que usa camadas de nanopartículas para filtrar a luz emissora – significa também uma melhor difusão de luz por todo o painel, o que segundo a Sony deverá traduzir-se nos melhores ângulos de visualização de sempre num televisor.
A série Sony A95K vai estar disponível em 65 e 55 polegadas, tem resolução Ultra HD 4K, uma taxa de atualização de 120 Hz e suporta taxa de atualização variável (VRR), modo automático de baixa latência (ALLM) e alto contraste dinâmico (HDR) – elementos importantes para quem procura um televisor para videojogos. Está equipada com o sistema operativo Google TV e suporta a Bravia Cam, uma câmara para videochamadas que a Sony vai incluir como acessório.
Apesar de no esquema piramidal apresentado pela gigante japonesa, num evento antecipado para a imprensa no qual a Exame Informática participou, a Sony A95K estar no topo, existe uma outra série que a tecnológica posiciona imediatamente ao seu lado. A linha Bravia XR Z9K, que também estreia uma nova tecnologia de painéis para a Sony, neste caso a Mini LED, e que a nível de especificações até acaba por ser mais ambiciosa – isto porque vai ter painéis Ultra HD 8K nas duas versões nas quais vai estar disponível, 85 e 75 polegadas.
A tecnologia Mini LED significa que é possível ter mais pontos (mais pequenos) de retroiluminação por trás do painel principal do televisor, o que garante uma melhor capacidade de contraste e mais brilho do que os televisores LED, isto sem criar um efeito de ‘borratado’ de luz nas cenas mais escuras. A Sony diz que ter a tecnologia Mini LED, por si só, não é garantia de melhor qualidade de imagem e destaca as capacidades dos processadores XR, da série 2022, que são essenciais para controlar de forma inteligente a retroiluminação do televisor. Os televisores da linha Z9K também vão suportar uma taxa de atualização de 120 Hz, VRR, ALLM e HDR.
O ano do brilho
A aposta em painéis QD-OLED e Mini LED demonstram claramente que o brilho é uma questão prioritária para a Sony na sua nova gama de televisores. No entanto, a empresa escusou-se a revelar as diferenças de brilho entre a Sony A95K e a Z9K, sublinhando, no entanto, que “o volume de cor e a sensação de luminosidade no QD-OLED é um grande salto”, como referiu Gavin McCarron, gestor de planeamento de produto e marketing técnico da Sony.
Além destes dois modelos, ao longo dos próximos meses a Sony vai trazer mais televisores, de diferentes gamas, para o mercado: no campo das Mini LED vai ainda ser lançada a série X95K (85, 75 e 65 polegadas); nas OLED, as séries A90K (48 e 42 polegadas) e A80K (77, 65 e 55 polegadas); nas Full Array LED, a série X90K (85, 75, 65 e 55 polegadas); e nos LED, as séries X85K (75, 65, 55, 50 e 43 polegadas) e X80K (85, 75, 65, 55, 50 e 43 polegadas).
A Sony não revelou preços nem datas de lançamento para as novas linhas de televisores, sabendo-se apenas que chegarão ao mercado no decorrer de 2022.