A Motorola acaba de entrar no segmento dos smartphones robustos através de uma parceria a longo prazo com a Bullitt, entidade responsável, por exemplo, pelos terminais CAT. O resultado é o Defy, um telemóvel de 6,5 polegadas com uma espécie de dupla selagem e certificação IP68, ou seja, pode ser submerso a profundidades de 1,5 m durante 35 minutos e é resistente a areia, pó e sujidade. Além disso, é à prova de queda até 1,8 m e certificado segundo normas militares (MIL SPEC810H), sendo capaz de enfrentar temperaturas extremas de sobrevivência, vibração e testes de queda.
A resolução do já referido ecrã de 6,5” é HD+ (1600×720), protegido por vidro Corning Gorilla Victus de 0,7 mm de espessura e recesso de 0,5 mm. Em termos de hardware, não espere ficar deslumbrado, já que o Motorola Defy conta com 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e Processador Qualcomm SD662. O ponto forte está na robustez do chassis (10,9 mm de espessura e 232 g de peso), que conta com jack de 3,5 mm no topo e sensor de impressão digital no logótipo da Motorola na traseira, abaixo das câmaras. A bateria é de 5000 mAh.
As câmaras são uma área que a Motorola e a Bullitt não querem descurar, pelo que na traseira está um módulo com três. A principal tem 48 MP e f/1.8, enquanto a macro e a de profundidade de campo são de 2 MP. Já a frontal é de 8 MP.
Em termos de software, o Defy vem com Android 10, com uma atualização para a versão 11 do sistema operativo da Google prometida para muito breve. O smartphone conta ainda com a interface gráfica My UX, que nos habituámos a ver em terminais Motorola e que permite, por exemplo, controlos por gestos (agitar para acender a lanterna, girar o pulso para abrir a câmara, etc.).
O Motorola Defy estará disponível no início de agosto no mercado português nas cores verde ou preto e vem com uma correia de cordão destacável para o pulso. Tem um preço recomendado de €329.