O Raspberry Pi 400 é o novo modelo de computador básico compacto que chega hoje ao mercado. O formato não é novo, já tinha sido mostrado com o Raspberry Pi 4 do ano passado, e evoca sentimentos semelhantes aos que são passados pelas plataformas BBC Micro ou ZX Spectrum. “O sonho com os Raspberry Pi é levar as pessoas a comprar um PC e depois motivá-las para se tornarem programadores”, explica Eben Upton, fundador da Raspberry Pi Foundation. A inspiração para este modelo veio, segundo o executivo, da Acorn Computers que usa um teclado como base para o Acorn Atom.
O modelo só com o computador integrado no teclado custa 70 dólares, mas há uma versão que adiciona um rato, fonte de alimentação elétrica, cartão microSD, cabo HDMI e guia de introdução por cem dólares. O computador tem um processador quad-core a 1,8 GHz ARM Cortex A72, 4 GB de RAM, porta Gigabit, Bluetooth 5.0 e ligação Wi-Fi 802.11ac. Em termos de portas, há duas HDMI com output de 4K / 60 Hz, duas USB 3.0 e uma USB 2.0, com alimentação elétrica assegurada por uma ligação USB-C, além da slot cartão micro SD e uma conexão GPIO, noticia o The Verge.
Para já, o aparelho que parece um teclado compacto vai estar disponível em seis versões (Reino Unido, EUA, Alemanha, França, Itália e Espanha), estando a ser preparadas as varaintes para Noruega, Suécia, Dinamarca, Portugal e Japão.
No que toca a público alvo, Upton diz que este tipo de máquinas tem procura no setor empresarial e que podem ser adequadas, por exemplo, para agentes de contact centers. A comunidade de estudantes que cada vez mais tem de assistir a aulas a partir de casa também pode ter aqui uma boa opção para executar as tarefas menos exigentes.
Os primeiros aparelhos estão já disponíveis já hoje, com a chegada a outros mercados a acontecer durante as próximas semanas e até ao fim do ano.