A TCL é mais conhecida pelas gamas de televisores e de smartphones, mas na edição deste ano da IFA decidiu apostar noutras categorias de produto. O destaque vai para os Moveaudio S200 TW, uns auriculares sem fios, e também para dois tablets, o TCL 10 Tabmax e o TCL 10 Tabmid – mas as novidades da empresa não ficam por aqui.
Os auriculares sem fios Moveaudio S200 True Wireless estão equipados com tecnologia de cancelamento eletrónico de ruído (ENC na sigla em inglês) – esta é uma tecnologia que diminui o ruído provocado por baixas frequências e que a estrutura dos próprios auriculares (sobretudo por causa do tamanho) não consegue eliminar. Depois é gerado um sinal que cancela esta parte do ruído e que ajuda a reproduzir melhor o som dos auriculares.
Segundo uma nota de imprensa enviada pela TCL, este sistema deverá significar acima de tudo melhores resultados durante as chamadas, ajudando a apurar a qualidade da voz dos utilizadores. Para isto contribuem também os quatro microfones que existem nos Moveaudio S200 TW.
Noutras características, os earphones suportam Bluetooth 5.0, são à prova de salpicos, poeiras e suor, e garantem até três horas e meia de reprodução de música, número que cresce até às 23 horas de autonomia com o que é possível extrair também da caixa de carregamento.
Os TCL Moveaudio S200 TW vão chegar ao mercado português “antes do final de 2020” e vão custar 99 euros.
Dois tablets, um com estilete
Por ser dona da Alcatel, o segmento dos tablets acaba por ser outra das áreas fortes da TCL, mas agora a empresa aposta em dispositivos desta categoria com a marca principal. O TCL 10 Tabmax é dos dois tablets anunciados o que tem melhores especificações e características: ecrã de 10,3 polegadas, margens reduzidas e com uma resolução de 2340×1080 píxeis, dois altifalantes, um estilete a acompanhar, câmara frontal de 8 megapíxeis e traseira de 13 megapíxeis, e ainda uma bateria de 8000 mAh. Estará disponível em versões 4G e Wi-Fi que custam, respetivamente, 349 e 299 euros.
Já quem procura uma proposta mais em conta, o TCL 10 Tabmid pode ser a solução. Com um preço de 249 euros, apresenta-se com um ecrã de oito polegadas e resolução Full HD, processador Snapdragon 665, câmaras de oito e cinco megapíxeis, bateria de 5500 mAh e conetividade Wi-Fi e 4G.
Ambos os modelos vão chegar ao mercado português “até final de 2020 ou início de 2021”, informa a marca.
Um smartwatch para séniores
Outra novidade da TCL na edição deste ano da feira tecnológica IFA é o relógio para seniores Movetime MT43A. O dispositivo é capaz de detetar quedas e alertar uma lista de contactos pré-definida até 60 segundos após o acidente e com a localização do utilizador. O smartwatch também tem um leitor de frequência cardíaca, sendo capaz de emitir alertas sempre que detetar uma atividade irregular do coração, seja por aceleração ou redução do ritmo médio.
O dispositivo também suporta ligações 4G, permitindo fazer e receber chamadas sem necessidade de um smartphone, regista a atividade física diária e os ciclos de sono, e apresenta estes e outros resultados em gráficos de fácil leitura.
O Movetime MT43A está equipado com um ecrã tátil AMOLED, é resistente à água e ao pó, e vai custar 249 euros, quando chegar ao mercado português entre o final de 2020 e o início de 2021.