A Apple tem em curso um plano para começar a vender computadores Mac com os seus próprios processadores ARM já a partir do próximo ano. A notícia é avançada pela Bloomberg, que refere que os chips serão baseados nos CPUs presentes nos iPhones e iPads.
Contudo, atualmente os dispositivos móveis topo de gama da Apple contam com um processador A13 e o mais provável é que o chip ARM que servirá como principal ‘fonte de inspiração’ para os computadores venha a ser o A14, que marcará presença no próximo iPhone.
Segundo a Bloomberg, a marca de Cupertino está a trabalhar em três CPUs diferentes para os seus PCs. O primeiro SoC (System-on-Chip), que integrará igualmente um GPU, deverá possuir 12 núcleos e seguir um processo de fabrico de 5 nanómetros. A TSMC assegurará a produção.
Recorde-se que a Apple começou a usar processadores da Intel em 2006 e que, no ano seguinte, todos os computadores Mac incorporavam chips desta empresa. A transição para CPUs de marca própria será gradual, até porque os novos chips não deverão marcar presença nos computadores topo de gama da Apple.
Os novos Macs com ARM continuarão a contar com macOS como sistema operativo e não mudarão para iOS.
Este plano da Apple não é novidade, já que os rumores do desejo da marca de produzir os próprios chips remontam a 2012. Resta saber se os constrangimentos impostos pela Covid-19 não irão atrasar a produção.