A Apple já usa os seus processadores em muitos dos seus aparelhos, agora a Google parece estar a querer ter uma iniciativa semelhante. Um relatório da Axios explica que os planos da Google passam por equipar os smartphones Pixel do próximo ano já com os chips de fabrico e desenvolvimento próprio, com as versões para Chromebook a chegarem mais tarde.
O processador em questão deve ser construído segundo o método de fabrico de 5 nanómetros da Samsung e deve tratar-se de um chip de oito núcleos ARM. A Google deverá trabalhar para otimizar a capacidade de aprendizagem de máquina e ter uma porção também redesenhada para melhorar o desempenho do Google Assistant.
Esta medida não é inédita, uma vez que a Google já tem os seus próprios chips para algumas funcionalidades, como é o caso do Titan M para segurança em alguns Pixel ou o coprocessador Neural Core do Pixel 4.
A Qualcomm, que produz os chips principais dos Pixel, deverá sentir o impacto caso a Google decida avançar para os chips próprios para os seus aparelhos móveis.
A medida não foi confirmada oficialmente ainda pela Google.