O Black Swan pretende ser uma demonstração da eficácia de um modelo baseado na economia circular, que reproduz e cria sinergias entre os vários agentes de mobilidade. Este veículo é o primeiro barco 100% elétrico e alimentado com baterias de segunda vida, tem capacidade para oito passageiros e não necessita de gerador ou motor de combustão como alternativa. O objetivo é usa-lo em atividades de rio e ter o menor impacto ambiental possível.
O barco está equipado com duas linhas de propulsão independentes, autónomas e 100% elétricas, e traz baterias provenientes de veículos elétricos da Renault que concluíram o seu ciclo de primeira vida no automóvel. As baterias estão localizadas debaixo dos assentos laterais, dentro de quatro caixas de aço inoxidável especialmente desenhadas para assegurar segurança e estanquidade em funcionamento e pesam 278 quilos, menos do que o habitual tanque de combustível de um motor de combustão.
As hélices ligadas a estas baterias têm uma potência nominal de 10kW (20kW na potência máxima) e permitem navegar nas velocidades de cruzeiro habituais.
O desenvolvimento técnico confere um perfil mais elegante e otimiza a ergonomia do cockpit para facilitar a condução e maximizar o conforto. Os passageiros podem desfrutar de um cruzeiro de duas horas depois de duas a três horas de carregamento das baterias.