O mote da nova linha ROGNAN da IKEA é «dar poder às pessoas que têm grandes sonhos para casas pequenas». O conceito é usar carris e sistemas robotizados para promover uma utilização mais eficiente do espaço. A empresa pretende que um apartamento de dez metros quadrados seja suficiente para incluir uma cama, um sofá, uma secretária e ofereça espaços para arrumação.
No vídeo que foi apresentado hoje vemos um armário gigante com um sofá num dos lados e uma cama no outro. Com o toque de um botão, a cama desliza para baixo do módulo e liberta espaço de estar, explica o Engadget. Além dos módulos de arrumação, vemos também uma secretária retrátil.
A linha ROGNAN foi apresentada no âmbito do Democratic Design Day da IKEA, além de uma app que permite controlar sistemas de luz de forma unificada e controlar vários dispositivos na mesma interface. É possível com esta aplicação, por exemplo, acender as luzes, fechar estores e começar a tocar música com apenas uma ação.
A IKEA irá divulgar mais informação sobre estas soluções no verão, mas as primeiras unidades só devem chegar ao mercado em 2020.