A Intel antevê uma mudança radical no design a que já nos habituamos nos portáteis. A fabricante de chips levou para a feira Computex, em Taiwan, protótipos da Dell, HP e Asus em que todos substituiram o teclado por um segundo ecrã. O formato dos portáteis deve manter-se o que conhecemos, mas o teclado físico é substituido por um ecrã tátil e há a possibilidade de se emparelhar, sem fios, um outro teclado ou usar um estilete.
O conceito Twin Rivers, por exemplo, pega num Dell XPS e aplica-lhe um design mais futurista e traz um teclado bluetooth para as sessões de trabalho mais longas. Este modelo foi inspirado nos Lenovo Yoga Book e pode ser usado em forma de portátil, de tenda ou de livro de cozinha. O contributo da Intel passa pelos chips, com os protótipos a usarem CPUs Whisky Lake, mas com a fabricante a indicar que com os Icy Lake ainda será mais fácil serem produzidos estes computadores.
O segundo conceito apresentado, noticia a Cnet, dá pelo nome de Honeycomb Glacier, um portátil que combina um ecrã de 17,3 polegadas com outro de 12,3 polegadas e que traz uma funcionalidade de tracking da vista do utilizador. O sistema consegue perceber para que janela estamos a olhar e automaticamente coloca-nos em controlo dessa mesma janela.
Por outro lado, já foram apresentados os HP Omen e os Asus ZenBook Pro Duo, que incluem segundos ecrãs (de seis polegadas no caso da HP e de 14 polegadas 4K no caso da Asus).
A Intel não consegue avançar quando é que os conceitos que apresentou vão chegar ao mercado, uma vez que tem a seu cargo a produção de chips apenas, ficando o restante trabalho a cargo das marcas.