Os Oppo Find X e F7 estavam programados para alterar a sua performance caso detetassem que a versão pública do 3DMark estava a ser executada. A batota permitiu que os equipamentos mostrassem ter um desempenho muito melhor do que o que têm na verdade. Os criadores do 3DMark sujeitaram os telefones à mesma bateria de testes, mas através de uma app privada, não a que está disponível na PlayStore, e concluem que o desempenho foi 41% inferior, noticia o The Verge.
A UL, responsável pelo software de testes, explica que os telefones podem otimizar a performance caso detetem uma carga de trabalho elevada, mas não o podem fazer por terem apenas encontrado o nome de determinada app em execução. Assim, estes dois modelos da Oppo foram retirados das listagens. O Find X estava em quarto lugar no teste de desempenho Sling Shot Extreme.
A Oppo reconheceu que «quando detetamos que o utilizador está a correr aplicações como jogos ou os 3D Benchmarks que exigem a melhor performance, permittimos que o SoC trabalhe ao máximo para uma melhor experiência».