“Hoje é um dia especial para a Apple. Marca o 25 aniversário do nosso primeiro portátil (…) são 25 anos em que definimos e redefinimos o que é possível fazer com um portátil. E hoje fazemo-lo novamente”. Tim Cook preparava o terreno para Phil Schiller, VP de Marketing, mostrar os novos MacBook Pro. Disponíveis em modelos de 13 e 15 polegadas, a Apple diz serem estes os Macbook Pro mais finos alguma vez feitos pela empresa. O de 13 polegadas tem apenas 14,9 mm de espessura (17% mais fino que a geração anterior) e pesa 1,36 kg.
O de 15 polegadas tem 15,5 mm de espessura (14% mais fino) e é 20% mais pequeno que o anterior. Pesa 1,8 kg. O novo touchpad integrado é duas vezes maior que o anterior e continua a utilizar a tecnologia Force Touch. O teclado tem sistema Butterfly de segunda geração (sistema que continua a ter um curso menor que as tecnologias escolhidas para outros computadores) e, claro, todo o chassis é de metal. A grande novidade é a Touch Bar: uma barra tátil (um ecrã, basicamente) que está colocada logo abaixo do ecrã e onde moram botões de atalho que são contextuais. Sim, quando se muda de aplicação as teclas na Touch Bar mudam para se adaptarem a essas funcionalidades. Quando se escreve, há sugestões de palavras que surgem nesta barra.
O modelo de 15″ incorpora um processador Intel Core i7 de quatro núcleos e um GPU AMD Radeon Pro, que tem arquitetura Polaris e processo de fabrico de 14 nanómetros. O portátil de 13″ estará disponível em configurações com Core i5 ou i7 de dois núcleos de 6ª geração. Ambos os modelos terão quatro portas Thunderbolt 3.
Para aumentar a segurança do dispositivo, a Apple trouxe a Touch ID para um Macbook pela primeira vez. Ou seja, vai ser possível usar este sistema para autenticação, mas também para fazer compras com o sistema Apple Pay.
Nova app, TV
“Acreditamos que as apps são o futuro da televisão”, disse o CEO da Apple, antes de anunciar a chegada de Minecraft à Apple TV. Também foi feita uma demonstração da integração do Twitter com a emissão live de TV – onde os comentários e vídeos são mostrados em tempo real em conjunto com o conteúdo que está a ser mostrado. “Queremos que a Apple TV seja o único local onde se acede a todos os conteúdos televisivos, por isso, hoje anunciamos a app, TV, que vai mudar completamente a forma como vemos televisão”, anunciou Tim Cook antes de começar a demonstração da aplicação que unifica a experiência televisiva. Basicamente, esta app junta os serviços subscritos pelos utilizadores e faz uma ligação à loja da Apple para que se possa comprar novos conteúdos. Esta aplicação também vai estar disponível para todo o ecossistema de dispositivos Apple. A aplicação vai estar disponível, gratuitamente, a partir de dezembro nos EUA.