Não é todos os dias que se vê um projeto angariar dois milhões de libras (cerca de 2,5 milhões de euros) no Kickstarter. Aconteceu com o Zano, um projeto de desenvolvimento de um minidrone (ou nanodrone) que foi proposto pela empresa inglesa Torquing Group na famosa plataforma de crowdfunding.
Além de caber na palma da mão, o futuro Zano distingue-se por poder vir a ter funcionalidades de edição de imagens e ação coordenada com “enxames” de drones. A par da fotografia e dos vídeos em pleno voo, o Zano estará apto a seguir o seu proprietário. O utilizador poderá, de resto, comandar esta pequena máquina através de uma app de telemóveis.
Outra característica distintiva do Zano: está equipado com uma bateria removível que permite prolongar os momentos de diversão (através da substituição por outra bateria compatível) quando o aparelho esgota a autonomia energética de 15 minutos de voo.
O Zano está equipado com câmara de Alta Definição com cinco megapixéis e voo a velocidades máximas de 40 quilómetros por hora. Custa 169,95 libras (cerca de 217 euros) e os primeiros exemplares deverão ser entregues em junho.