De acordo com o The Verge, o robô, que foi apresentado em Tóquio numa conferência de imprensa pela SoftBank e pela Sprint, é descrito como o “primeiro robô pessoal do mundo com emoções”.
O CEO da SoftBank indica que Pepper é capaz de aprender através da interação com humanos. Esta aprendizagem é, depois, carregada para uma nuvem onde reside uma Inteligência Artificial partilhada por estas unidades, de modo a que outros robôs possam aprender com as experiências de um deles. O objetivo é levar o robô a agir rapidamente e de forma natural.
O Pepper é um robô com 1,2 metros de altura e 28 quilos, com uma bateria com autonomia para 12 horas. Para interagir com o ambiente, o Pepper inclui uma panóplia de sensores, incluindo quatro microfones, duas câmaras RGB, sensor tridimensional e sensor tátil.
O robô não inclui pernas e usa rodas para se deslocar. Os seus braços têm, todavia, um ângulo amplo de movimentos. No centro, Pepper exibe um ecrã tátil com 10,1”.
A SoftBank diz que Pepper estará à venda em fevereiro de 2015 por 198 mil ienes (cerca de 1400 euros). Todavia, quem visitar as lojas da SoftBank pode interagir com este robô já a partir de junho deste ano.