O Beam+ é basicamente um ecrã de dez polegadas e uma câmara montados em cima de uma estrutura com rodas que pode ser telecomandada. Este tipo de aparelhos pode ser usado pelos pais quando estão no trabalho, para passarem mais tempo com os filhos ou entre colegas de trabalho, por exemplo.
De acordo com Scott Hassan, dono da startup, esta tecnologia pode ser usada para acompanhar os mais idosos e passear mesmo pela casa para verificar se tomaram a medicação e tudo pode ser feito de forma menos intrusiva do que com uma chamada telefónica, explica o Technology Review.
Do lado do utilizador, a interface mostra o que estiver a ser captado pela câmara e, numa vista mais pequena, o que está por baixo do dispositivo para facilitar as manobras. Depois, o Beam+ pode ser telecomandado com o rato. O robô é fornecido com uma base de carregamento, aonde tem de voltar a cada duas horas.
A Suitable Technologies disponibiliza as primeiras mil unidades a um preço unitário de 995 dólares (cerca de 750 euros) com as restantes a custarem 1995 dólares (cerca de 1500 euros).