Depois do projeto Phonebloks e do Ara, da Motorola, agora foi a vez da ZTE apresentar o seu conceito de smartphone modular na CES.
Chama-se Eco-Mobius e mostra como os utilizadores poderiam atualizar a câmara, bateria, ecrã e outros módulos respeitantes ao funcionamento base do smartphone, como processador ou RAM.
Para já, todavia, o Eco-Mobius é também apenas um conceito de design. O The Verge indica que a ZTE explicou que não está a desenvolver o telefone.
Recorde-se que o ano passado o Phonebloks começou por ser um projeto que tentou angariar o apoio de 500 pessoas e acabou por ultrapassar a barreira das 900 mil. Os organizadores dizem que os seus planos, agora, envolvem desenvolver a ideia em conjunto com a Motorola. Esta empresa também apresentou o ano passado o Ara, a sua ideia para um telefone modular onde os vários componentes podem ser trocados e atualizados pelos próprios utilizadores. A ideia é não só dar às pessoas a possibilidade de construírem o seu telefone à medida, consoante as necessidades, mas também aumentar o tempo de vida útil do smartphone.