Com a feroz concorrência no segmento dos tablets, espera-se que as empresas comecem a apostar na redução de preços como fator de atração dos consumidores. Do lado da Samsung, a empresa deve apostar em três linhas: Lite, para entrada de gama, Pro, para os topo de gama, e uma família intermédia. Todos estes setores devem receber tablets com dimensões entre as sete e as doze polegadas, noticia o Digitimes. A maior parte dos componentes e do processo de montagem deve ser assegurados internamente, pela própria Samsung, numa aposta que visa reduzir os custos de produção.
O Galaxy Tab 3 Lite deve ter um ecrã de sete polegadas, com resolução de 1024×600 pixéis, processador Cortex A9 a 1,2 GHz, 1 GB de armazenamento, câmara de 3 MP e sistema operativo Android 4.2. Este modelo deve custar 129 dólares no lançamento.
Sobre os restantes modelos ainda não se conhecem as especificações, nem datas de lançamento.
A Samsung foi o segundo maior vendedor de tablets de 2013, ficando atrás da Apple, que detém 50% do mercado. A Apple vendeu 70 milhões de unidades, enquanto a Samsung se ficou pelos 33,9 milhões. A empresa sul coreana lidera as vendas de equipamentos com Android, à frente de Asus, Lenovo e Google.
Os analistas prevêem que o lucro operacional da divisão de mobile da Samsung atinja apenas um dígito ou até que haja uma ligeira contração em 2014. Este desempenho vai estar condicionado pelo sucesso da Apple no mercado chinês. Na China, a Samsung domina com mais de 70 milhões de unidades vendidas. Este mercado representa também 20% do total de aparelhos enviados pela Samsung. Se a Apple for bem sucedida nesta incursão, os números da Samsung poderão descer pela primeira vez em muitos anos.