O IdeaPad Yoga 11 é o nome do modelo com que a Lenovo se vai estrear nos dispositivos que correm Windows 8 RT. O novo portátil, que se transforma em tablet através da rotação do ecrã, está equipado com um processador de arquitetura ARM fabricado pela Nvidia e tem um ecrã de 11,6 polegadas. De acordo com o IDG News Service, pesa 1,27 quilos e tem bateria para funcionar durante 13 horas. A estreia comercial varia consoante a região: na Ásia o novo convertível deverá começar a ser vendido no final de novembro; nos EUA a estreia tem lugar em dezembro (ainda não há datas para o lançamento na Europa). Nos EUA; o novo tablet-portátil deverá ser vendido a 799 dólares. Aos mais entusiastas no ecossistema Windows, resta lembrar um pormenor importante: por funcionar com a versão RT do Windows 8, o novo IdeaPad Yoga 11 está impossibilitado de correr as aplicações que já funcionam nas versões anteriores do Windows.
A este primeiro dispositivo RT juntam-se mais três portáteis que correm as versões Windows 8 com processadores Intel: IdeaPad Yoga 13, o IdeaTab Lynx e o ThinkPad Tablet 2.
O IdeaPad Yoga 13 é um portátil que se converte em tablet através da rotação do ecrã tátil. Vai estar equipado com processador de microarquitetura Ivy Bridge, da Intel e bateria para oito horas de funcionamento. Vai chegar às lojas dos EUA com um preço de 1099 dólares no final de outubro. Pesa 1,5 quilos.
O IdeaTab Lynx é um tablet mas também pode se tornar portátil quando o ecrã de 11,6 polegadas é conectado a um teclado que também é uma “docking station”. Corre Windows 8 e tem um processador Atom, da Intel, de dois núcleos. Está preparado para funcionar 16 horas e tem um preço de 599 dólares que podem ser acrescidos de 149 dólares pelo teclado. A estreia está agendada para dezembro.
O ThinkPad Tablet 2 também tem um processador Atom da Intel e também corre Windows 8. A bateria tem um autonomia entre oito e 10 horas de funcionamento. Também neste caso, o ecrã de 10,1 polegadas pode ser acoplado a um teclado, cuja compra é opcional. O tablet deverá estrear nos EUA no final de outubro com um preço de 649 dólares.