Confirmando a crescente popularidade dos SSD como alternativa aos discos rígidos, a gigante dos processadores deverá lançar, em maio, duas unidades de armazenamento SSD.
Os laboratórios da Intel batizaram as duas unidades com os nomes de código Maple Crest (300 series) e Ramsdale, informa a Digitimes, com base em informações recolhidas junto de algumas marcas tecnológicas de Taiwan.
Ambos SSD foram desenvolvidos com a tecnologia MLC de 25 nanómetros. Para já ,sabe-se apenas algumas características técnicas do Ramsdale: é um SSD com capacidade de armazenamento que oscila entre 400 GB e 800 GB, tem interface PCIe e vai ser comercializado com a denominação de 720 series. Este SSD tem como destinatários os clientes do segmento empresarial.
Depois do verão, a Intel deverá voltar a reforçar a oferta, lançando um modelo de SSD conhecido pelo nome de código King Crest, que tem como principal atrativo a tecnologia MLC de 20 nanómetros. No final de 2012, deverão sair mais três novas versões de SSD, com capacidades de armazenamento que oscilam entre os 100 GB e os 800 GB – o que pode ajudar a confirmar 2012 como o ano da corrida aos SSD.