Os servidores estarão espalhados pelo mundo, apesar de concentrados nos EUA. Só no estado da Virgínia, estima-se que estejam 322 mil máquinas. O investigador Huan Liu, da Accenture Technology Labs, acredita que são 455 mil servidores que mantêm o EC2 da Amazon a funcionar.
A Elastic Cloud Compute é basicamente um serviço onde a Amazon “aluga” poder de computação. Projetos independentes, empresas em início de atividade ou serviços como o Dropbox e a Netflix recorrem a estes préstimos. Ainda não se conseguia saber quantos servidores estariam a ser usados para manter a nuvem no ar.
Huan Liu estima que cada rack da Amazon tenha 64 máquinas. As contas foram feitas depois de Liu ligar todos os endereços IP e DNS aos servidores efetivamente usados pela Amazon, explica a Wired.
A Amazon rejeitou comentar o que considera «rumores e especulação», embora Liu se mostre «bastante seguro» das suas estimativas. Acredita-se que os gigantes Amazon, Facebook e Google tenham práticas na gestão de servidores diferentes das utilizdas na maioria dos centros de dados, pelo que é difícil saber com precisão quantas máquinas são efetivamente usadas.