O site Technology Review afirma ter tido acesso a protótipos de smartphones e tablets baseados no mais recente chip móvel da Intel, o Medfield. Estes protótipos, que correm o sistema operativo Android, da Google, são designs de referência para "inspirar" os fabricantes.
Stephen Smith, Vice-presidente do grupo de arquitetura da Intel, diz que "esperamos que os produtos baseados nestes chips sejam anunciados na primeira metade de 2012".
É provável que os primeiros aparelhos baseados no Medfield apareçam na CES (Consumer Electronic Show) já em janeiro.
Recorde-se que o Medfield é um processador da linha Atom, categoria que até agora não teve qualquer sucesso enquanto motor de smartphones e tablets. Entre as razões contam-se o facto de os Atom serem processadores x86 com enormes exigências energéticas quando comparados com os muito mais frugais sistemas ARM. Todavia, o Medfield é diferente, na medida em que junta vários chips num só. É o chamado SoC (system on-a-chip), o que diminui os consumos energéticos.
O smartphone Medfield a que o Techonoly Review teve acesso é semelhante a um iPhone 4 no que respeita às dimensões, mas é mais leve. Corria a versão Gingerbread do Android e mostrou-se poderoso o suficiente para ler vídeo com qualidade Blu-ray.
Uma das características que, segundo o site, se destacou foi o modo "burst" (sucessão rápida de fotografias) da máquina fotográfica, capaz de capturar dez imagens de 8 MP a uma taxa de 15 por segundo.