A Asus optou por utilizar um ecrã Super IPS+ Gorilla Glass com uma resolução de 1280×800 píxeis (a mesma resolução do primeiro Transformer) e brilho máximo de 600 nits. As restantes características principais são: 1 GB de memória RAM, GPS, giroscópio, câmara frontal de 1,2 MP, câmara traseira de 8 MP (CMOS com retroiluminação, abertura F2.4), sistema de som melhorado (SonicMaster) e bateria de 22 Wh. A autonomia anunciada é de 12 horas em reprodução de vídeo de alta definição.
O chassis com acabamento em alumínio tem uma espessura de 8,3 mm e um peso de 586 gramas. Como o primeiro Transformer, há uma docking/teclado opcional com touchpad, porta USB 2.0 e ranhura para cartões SD – este acessório também inclui uma bateria capaz de aumentar a autonomia do tablet em cerca de seis horas quando a reproduzir vídeo.
A Asus adicionou uma camada hidrófila ao ecrã e ao chassis para aumentar a "resistência" às marcas de impressões digitais.O sistema operativo de origem é o Android 3.2, mas a Asus garante que a atualização para o Android Ice Cream Sandwich (4.0) vai ficar disponível já em dezembro.
A Asus anunciou um preço para a Europa de 599 euros, tanto para versão de 64 GB sem teclado como para a versão de 32 GB com teclado. No entanto, podem existir diferenças de preço entre países devido às variações dos impostos.
A Asus Portugal ainda não tem informações sobre a data de disponibilidade em Portugal. O Asus Prime vai chegar ao mercado norte-americano em dezembro.
Acha que este tablet tem as características certas para retirar quota de mercado ao iPad?