

A Intel começa a materializar a sua aposta no mercado das plataformas móveis. Prova disso é a recente divulgação dos seus planos, até 2014, para este tipo de dispositivos.
No entanto, os detalhes sobre os novos chips ainda são escassos, mas será de prever que as novas versões de dois núcleos serão destinados aos tablets e dispositivos móveis que incluam o novo Windows 8 da Microsoft.
O primeiro processador anunciado é o Medfield que contará com uma arquitetura de um só núcleo, utilizando o processo de fabricação a 32 nanómetros. A sua data de lançamento está prevista para a primeira metade do próximo ano.
O Medfield será seguido pelo Clover Trail. Um processador de dois núcleos também ele construído com transístores de 32 nanómetros, a ser lançado na segunda metade de 2012.
Em 2013 surgirá o Silvermont. Acerca deste processador apenas se sabe que será a estreia de uma nova arquitetura Atom e utilizará um processo de fabrico de 22 nanómetros. Este será sucedido pelo Airmont em 2014, que introduzirá o processo de fabrico em 14 nanómetros.
Segundo o site CNET, a Intel ainda não revela o número de núcleos que estes processadores irão apresentar. No entanto, os seus concorrentes mais diretos falam já em produzir chips com quatro ou mais núcleos.
Mais do que uma guerra em torno do número de núcleos, esta é uma competição entre as arquiteturas x86 da Intel e ARM da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments.
Qual destas duas arquiteturas irá ganhar? Acha que poderão coexistir?