Os futuros discos Blu-ray com uma capacidade máxima de 128 GB são denominados BDXL. Esta capacidade é alcançada através da utilização de quatro camadas por face.
Relembramos que os actuais discos Blu-ray podem ter até duas camadas por face (25 GB por camada).
Os discos BDXL graváveis vão estar disponíveis com 100 ou 128 GB de capacidade. Os discos regraváveis vão apresentar 100 GB de capacidade (apenas três camadas).
A Blu-ray Disc Association apresentou ainda um outro formato, o Intra-Hybrid Blu-ray Disc (IH-BD). Trata-se de um formato híbrido onde existe uma camada BD-ROM (apenas leitura) e uma camada BD-RE (regravação), o que permite criar discos para distribuição de conteúdos que também suportam a gravação de dados do utilizador.
Segundo noticia o site Tom’s Hardware, estes formatos vão exigir novo hardware para poderem ser utilizados. No entanto, os aparelhos compatíveis com o BDXL e com o IH-BD vão também suportar os formatos anteriores (discos de 25 e 50 GB).
Acha que ainda faz sentido investir no desenvolvimento de discos ópticos quando cada vez mais conteúdo está a ser distribuído digitalmente?
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail.