O site Kotaku revelou imagens do que, segundo fontes chinesas, será uma placa-mãe ( motherboard) de testes para uma nova versão da consola Xbox 360. Além de esta placa ser bem mais compacta do que a motherboard utilizada na Xbox 360 actual, apenas é visível um único processador.
A ser verdade, significa que o processador da suposta Xbox 360 "Slim" integrará as funcionalidades de CPU e GPU (processador gráfico). Recorde-se que a Xbox 360 utiliza dois chips independentes para estas funções.
Apesar de esta arquitectura integrada não ser uma novidade (por exemplo, os Core i3 e i5 da Intel incluem GPU), não nos podemos esquecer que o CPU e o GPU actuais da Xbox 360 são fornecidos por dois fabricantes diferentes: IBM e AMD/ATI, respectivamente. A confirmar-se, a integração levanta outras questões. Será que a Microsoft vai optar por outro fornecedor para o novo CPU? Ou será que a IBM e a AMD colaboraram para juntar as respectivas tecnologias? A este respeito, é importante recordar que a IBM e a AMD já colaboraram no passado no desenvolvimento de processadores e processos de fabrico.
O que acha deste rumor? Faz sentido? Será mesmo a motherboard de uma nova Xbox ou apenas um embuste?
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail.