Apesar de ainda não podermos falar das próximas placas gráficas da ATI , que chegarão ao mercado lá mais para o final do mês, podemos falar de uma das tecnologias que estes modelos exibirão. Chama-se Eyefiniti e permite ligar um total de seis monitores em simultâneo, criando um enorme ambiente de trabalho com um máximo de 24 megapixéis.
No evento que a empresa realizou em Londres, a AMD tinha em exibição seis monitores Samsung ligados a uma única placa gráfica a correr vários jogos, incluindo o Collin McRae Dirt, a resoluções de 7680×3200 pixéis.
O número de fotogramas por segundo variava consoante a exigência do jogo, mas o mais impressionante foi ver jogos a correr numa resolução maciça, a velocidades perfeitamente aceitáveis – o World of Warcraft, por exemplo, correu a 80 fps.
O Eyefiniti não é uma tecnologia multi-monitor, mas sim uma que permite criar um único ecrã ao longo de todos os monitores que ligarmos à placa gráfica.
As placas gráficas DX11 da ATI suportarão um mínimo de três e um máximo de seis ecrãs no modelo topo de gama. Esta tecnologia será suportada no Windows Vista, Windows 7 e Linux.
O que acha desta tecnologia? Compraria seis monitores para tirar total partido de uma placa gráfica como esta?
Márcio Florindo, Londres