Depois de saber que o modelo BlackBerry Curve superou o iPhone, da Apple, nas vendas do primeiro trimestre de 2009 nos EUA, a RIM anunciou que já está a preparar um novo Storm.
Foi Jim Balsillie, administrador da RIM, que deu o mote, anunciando que já está a ser preparada a nova geração de smartphones de ecrã táctil que dá pelo nome de Storm. À Agência Reuters, o responsável da RIM (Research in Motion) lembrou que ainda há uma grande faixa de consumidores que continua por satisfazer. Não foram adiantados detalhes quanto a funcionalidades ou datas de lançamento dos novos Storm. Quanto ao posicionamento do novo telemóvel, não será muito difícil de conjecturar: hoje, a RIM já tem mais de 25 milhões de terminais vendidos no mundo – e desengane-se quem julgar que a marca BlackBerry é apenas para os profissionais em movimento. Segundo os estudos de mercado mais de metade dos utilizadores da BlackBerry comprou dispositivos da marca porque quis e não porque a empresa onde trabalha assim decidiu. O lançamento do novo Storm também pode representar um novo episódio no duelo com o iPhone, da Apple. A avaliar pelos números que acabam de ser dados a conhecer pela NPD, o mínimo que se pode dizer é que a RIM está numa posição favorável: o modelo Curve foi o smartphone mais vendido no primeiro trimestre de 2009, nos EUA; três dos cinco smartphones mais vendidos no primeiro trimestre do ano corrente nos EUA são da RIM; no mesmo período e mercado, a quota de mercado da RIM cresceu 50%, em prejuízo da Apple e da Palm, que registaram quebras de 10%. Resta saber como vai reagir a RIM às investidas da concorrência nos próximos tempos – até porque Apple e Palm deverão lançar novos modelos de smartphones nos próximos meses.