Uma equipa de cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, conseguiu juntar características de materiais que costumam estar em espectros opostos e desenvolveu um gel envidraçado (glassy gel, no original em inglês), um material que tanto pode ser forte e rígido, como pode ser estendido e esticado. Michael Dickey, autor do estudo, afirma que este produto pode ser “duro como polímeros de vidro, mas – se aplicarmos força suficiente – pode estender-se até cinco vezes o tamanho normal, sem se partir”.
Depois de esticado, basta aplicar calor para que o material retome a sua forma e tamanho originais. Adicionalmente, o material consegue ter uma superfície bastante adesiva. A ‘magia’ é conseguida ao combinar as moléculas precursoras de líquido dos polímeros de vidro com um líquido iónico, vertendo a mistura para um molde e expondo-a a luz ultravioleta. Com o líquido iónico a servir de solvente, o material consegue então ter os poderes de um vidro e de um gel em simultâneo, explica o New Atlas.
Os iões no solvente são os responsáveis por evitar que as cadeias do polímero se movam e conferem-lhe a dureza, graças às forças atrativas. Este gel é composto por mais de 54% de líquido, mas tem características que o aproximam dos termoplásticos como a força de fratura de 42 MPa, dureza de 110 MJ m-3, força de 73 MPa e módulo de Young de 1 GPa.
Os investigadores ainda não pensaram em tipos de aplicações práticas para este novo material, mas com as propriedades intrigantes que apresenta, esta deve ser uma tarefa relativamente fácil.