É a primeira vez que a Neuralink partilha imagens de um humano a utilizar o seu implante cerebral, depois de Musk ter afirmado em janeiro que o primeiro participante do ensaio para a colocação do implante estava a recuperar bem.
Noland Arbaugh, de 29 anos, ficou gravemente ferido num acidente de mergulho há 8 anos. Paralisado dos ombros para baixo, conseguiu agora com este implante jogar xadrez, movendo o cursor para os locais nos quais estava a pensar.
Para além de jogar xadrez, Arbaugh afirmou que o implante da Neuralink também lhe permitiu jogar o jogo de vídeo Civilization VI durante oito horas seguidas, embora estivesse limitado pelo tempo de espera que o implante demora a carregar, segundo a publicação do The Verge.
Fundada em 2016, a Neuralink é uma empresa que está a desenvolver interfaces cérebro-máquina e permite que os pacientes selecionados tenham um implante cirurgicamente colocado por um robô na região do cérebro responsável pelo controlo de movimentos. O objetivo é que sejam capazes de controlar, por exemplo, um cursor de computador ou um teclado só com o pensamento.
Inicialmente a Neuralink estava pensada como uma tecnologia de assistência para pessoas com limitações físicas, contudo Elon Musk afirmou que eventualmente esta tecnologia pode também vir a ser implementada em pessoas que sejam perfeitamente saudáveis.