Os pequenos dedos criados pelos cientistas da Universidade Ritumeikan, Japão, medem apenas 1,2 centímetros por 3 milímetros e são controlados por uma luva que o utilizador coloca na mão. Os minúsculos instrumentos são um feito de engenharia e de miniaturização, contendo sensores metálicos líquidos e pequenos músculos pneumáticos conseguindo exercer força suficiente para tocar no inseto sem o magoar.
Nos testes em laboratório, a equipa mediu a força de reação das patas e do torso de um inseto, conseguindo aferir 10 milinewtons de força nas pernas, quando tocado pelos dedos, explica o Engadget.
A inovação pode abrir caminho a mais estudos sobre as diferentes forças exercidas pelos insetos em atividades como andar ou voar. Por outro lado, vai ajudar a desenvolver outras interações em micro-escala, nomeadamente com a ajuda de óculos de Realidade Aumentada e, por exemplo, ajudar médicos a interagir com bactérias e vírus diretamente.
Para já, o trabalho não passa de um protótipo funcional e um estudo de caso, mas a intenção passa por submeter o aparelho a testes exaustivos e só depois avançar para uma eventual produção em massa.
Leia mais sobre o trabalho Soft Microfingers aqui.