Uma equipa de investigadores da Universidade de Princeton afirma ter criado um aerogel à base de claras de ovo que é bastante eficaz na eliminação de microplásticos e sal na água. Os cientistas congelaram a seco as claras e depois reaqueceram-nas num espaço livre de oxigénio. O sistema de proteínas das claras produziu depois uma mistura de fios de fibra de carbono e folhas de grafeno capaz de remover 99% dos microplásticos da água e de 98% do sal.
Esta abordagem traz várias vantagens, como o material a estar facilmente acessível e o processo de transformação ser simples, não exigindo muita energia ou outro recurso. Os investigadores pretendem agora explorar a hipótese de aplicar o mesmo conceito, mas sem usar um alimento, para evitar disrupções na cadeia de fornecimento de comida, explica o Engadget.
Os cientistas querem ainda refinar o processo de produção do aerogel, antes de começar a produção em massa. Embora a remoção do sal das águas, juntamente com os elementos poluentes, possa trazer outro tipo de complicações, a equipa explica que este método pode ser útil em áreas onde se precisa de limpar e dessalinizar as águas para obter água potável.
Outras utilizações possíveis passam por empregar o gel para armazenar energia ou para isolamento térmico e acústico, pelo que o material pode começar, por exemplo, a aparecer em paredes.