A missão Tianwen-1 arrancou em julho de 2020 em direção ao espaço e chegou à órbita de Marte há cerca de um ano, em fevereiro de 2021. Agora, a China revelou imagens em primeira mão nas quais é possível ver a sonda na órbita do planeta vermelho. A agência espacial aproveitou para “estender as boas festas a todos os chineses”, em virtude da celebração do Ano Novo Lunar chinês.
Esta é a primeira missão bem-sucedida da China em direção a Marte: a sonda pretende explorar o planeta vermelho, mas estão também incluídos dois robôs para investigação da superfície do planeta, sendo que ambos já chegaram ao solo com sucesso em maio do ano passado, lembra o The Verge.
Já no início de janeiro, a agência espacial da China tinha lançado uma pequena nave com uma câmara com a qual fotografou a Tianwen-1 no espaço, com Marte como pano de fundo. A própria nave usou uma câmara integrada para tirar algumas selfies no passado.
Com a chegada a Marte, a China junta-se a um lote muito restrito de nações que conseguem chegar ao planeta vermelho e avançar com a sua exploração robotizada.