A Airbus Defense and Space lidera a equipa internacional do projeto ROXY (de Regolith to OXYgen and Metals Conversion). Estes investigadores trabalharam ao longo de dois anos no processo de transformação da poeira lunar (rególito) em oxigénio e metais, uma tecnologia que pode revolucionar a exploração lunar e espacial.
Jean-Marc Nasr, da Airbus, afirma em comunicado que “esta descoberta é um grande salto – levando-nos um passo mais à frente no Santo Graal da sobrevivência sustentável na Lua”. O ROXY serviu também para estreitar a colaboração entre a indústria e os cientistas de topo na perseguição de grandes benefícios tangíveis.
O ROXY torna possível a criação de uma máquina de conversão com um design compacto e com uma boa relação custo-eficiência, adequada para suportar missões de exploração futura e sendo o centro de uma cadeia de valor que usa camadas de confeção para produzir uma variada gama de produtos criados na Lua. O processo prevê a produção de oxigénio e de metais ou ligas metálicas. Em combinação com o gelo lunar, até pode ser possível produzir combustível para as naves a partir do pó metálico.
A solução pode ser usada também em Terra, para reduzir os gases de efeito de estufa resultantes da produção de metais. Este processo é responsável por cerca de 5% das emissões globais de CO2, sendo que muitos metais são obtidos através de processos que emitem doses significativas de PFC (perfluorocarbonos) nocivos. O ROXY, por sua vez, é essencialmente um processo de emissões zero, contribuindo para a diminuição de impacto ambiental.
O projeto conta com investigadores do Fraunhofer Institute for Manufactoring, Technology and Advanced Materials (IFAM), da Universidade de Boston e da Abengoa Innovación, de Sevilha.