Bob Behnken e Doug Hurley vão ficar para a História como os dois astronautas que estiveram na viagem de ida e volta até à Estação Espacial Internacional a bordo de um veículo de uma empresa privada, neste caso a SpaceX. Foi perto das 20h00 de ontem que foi declarado o sucesso da missão de retorno, quando a cápsula amarou no Golfo do México e os astronautas saíram em segurança.
A Crew Dragon saiu da Estação Espacial Internacional perto da meia-noite, hora de Lisboa, de sábado para domingo e cumpriu o seu trajeto de regresso à Terra de uma forma sempre monitorizada pelas equipas da SpaceX, da NASA e por todo o mundo. O voo de ida foi em maio, mas o regresso não tinha data marcada, devido à incerteza do clima. Depois de analisar sete potenciais locais para a amaragem, a equipa escolheu um ponto ao largo da costa de Pensacola onde o clima e as condições marítimas estavam favoráveis, explica a Cnet.
O navio de recuperação GO Navigator estava no local para proceder à recolha da cápsula, da tripulação e dos paraquedas, com os astronautas a estarem equipados, caso enjoassem enquanto aguardavam pelo veículo de regresso. Antes de abrirem a porta da cápsula, a tripulação da GO teve de fazer uma purga de vapores tóxicos e só depois ‘libertaram’ Behnken e Hurley, que foram vistos por uma equipa de profissionais de saúde que lhes realizaram os primeiros checkups.
A SpaceX prevê avançar com o primeiro voo operacional da Crew Dragon ainda este ano e esta será uma boa solução para os norte-americanos realizarem mais voos sem estarem dependentes da Rússia.