Uma equipa de paleontólogos portugueses e espanhóis identificou uma nova espécie de dinossauros carnívoros no Jurássico Superior de Portugal. O Lusovenator santosi, ou caçador da Lusitânia, terá andado pelo oeste de Portugal há 145 milhões de anos, o que significa que os carcharodontossáurios, grupo que inclui alguns dos maiores predadores conhecidos, estiveram no hemisfério norte 20 milhões de anos antes do que se havia registado até agora.
A descoberta foi publicada no Journal of Vertebrate Paleontology e reflete o trabalho da equipa liderada por Elisabete Malafaia, do Instituto Dom Luiz, que contou com a colaboração de paleontólogos ligados ao IDL, ao Grupo de Biologia Evolutiva da UNED (Madrid), à Sociedade de História Natural em Torres Vedras e ao Natural Museum of Los Angeles County, nos EUA.
A Península Ibérica reforça-se assim como região fundamental para compreender o processo de dispersão dos carcharodontossáurios no hemisfério norte durante o final do Jurássico, vários milhões de anos antes de se tornarem os maiores predadores terrestres no hemisfério sul, no final do Cretácico.
A paleontóloga sublinha que esta investigação representa um elemento significativo para entender a história evolutiva destes dinossauros. A identificação desta nova espécie amplia a diversidade de dinossauros terópodes conhecidos no Jurássico Superior português que já constitui um dos melhores registos fósseis para este intervalo de tempo na Europa. A nova espécie identificada em Portugal tem sensivelmente a mesma idade que o carcharodontossáurio mais antigo que era conhecido e que se localiza na Tanzânia, em África.
O nome genérico Lusovenator significa caçador da Lusitânia e o nome específico, santosi, é uma homenagem a José Joaquim dos Santos, um aficionado da Paleontologia que durante mais de 30 anos descobriu um grande número de jazidas com dinossauros na faixa costeira oeste de Portugal. A nova espécie foi identificada a partir de restos recolhidos nas últimas duas décadas nas jazidas das praias de Valmitão, na Lourinhã e de Cambelas, em Torres Vedras.