A agência espacial dos EUA (NASA) abriu uma nova fase de candidaturas para astronautas que pretendam juntar-se ao programa de exploração lunar Artemis. Os interessados podem submeter as suas candidaturas até 31 de março – desde que tenham nacionalidade americana.
A ida à Lua, que está prevista para 2024 a bordo da nave Orion, poderá não ser o único aliciante para os candidatos a astronautas da NASA: o plano de exploração espacial dos EUA também contempla as missões preparatórias para uma futura ida a Marte, recorda a Popular Science.
Missões a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) são outra das alternativas a ter em conta.
Entre 1958 e a atualidade, a NASA já treinou 350 astronautas – sendo que hoje conta com 48 deles prontos a ingressar em missões espaciais.
Os requisitos serão possivelmente os mais exigentes que qualquer humano alguma vez poderá encontrar durante um processo de recrutamento. Além de formação nos denominados cursos STEM (sigla em inglês para os cursos das áreas de engenharia, matemáticas, ciências ou tecnologias) ou de medicina, os candidatos deverão revelar apresentar um mínimo de 1000 horas de voo enquanto pilotos de aviões a jato.
Saber nadar de forma exímia e falar russo (para facilitar a comunicação com astronautas russos na Estação Espacial Internacional) são outros dos atributos valorizados.
Mas estes conhecimentos de pouco ou nada valem, se os interessados em participar na exploração espacial não revelarem uma forma física de topo.
Cada candidato deverá ter visão perfeita (20/20 é o mínimo exigido) e não deverá apresentar uma pressão arterial superior a 140/90, quando sentados. São aceites candidatos com alturas entre 1,57 e 1,90 metros.