A equipa, com cientistas do Brasil, Alemanha e Holanda, publicou o seu trabalho no Arxiv.org. No documento, podemos ler a proposta de usar EvoMan, uma competição baseada nos oito bosses de Mega Man 2 para treinar sistemas de Inteligência Artificial e ter uma forma comum de avaliar o seu desempenho.
Esta não é a primeira vez que jogos são usados para trabalhar com sistemas de IA: em 2013, uma equipa de investigadores criou o Arcade Learning Environment, onde é usada uma coleção de 55 jogos Atari 2600 para testar técnicas de IA; e, mais recentemente, a OpenAI descreveu o Procgen Benchmark, um conjunto de 16 mundos virtuais onde se mede quão rapidamente os modelos aprendem técnicas generalizadas. Em julho, investigadores do Facebook propuseram usar Minecraft para refinar a capacidade de linguagem natural de algoritmos e a OpenAI e a DeepMind concluiram que Dota 2 e Starcraft 2 constituiam boas formas de ensino para máquinas.
Os três investigadores defendem agora que poucos ambientes são mais propícios do que Mega Man 2 para se testar a forma como um sistema de IA consegue bater um único adversário ou hordas de inimigos. Em EvoMan, a máquina vai controlar um Mega Man para defrontar os Robot Masters, personagens mais difíceis que aparecem no fim de cada nível e que apresentam uma arma diferente.
Os utilizadores interessados teriam de treinar os seus sistemas de IA em quatro inimigos, ensinar-lhes estratégias para evitarem serem mortos ou como fazer para atacar o adversário e limpar-lhe os pontos de saúde de 100 para 0. «O vencedor será aquele agente que tenha um desempenho igualmente bom em todos os oito adversários, idealmente eliminando-os a todos», escrevem os investigadores citados pelo VentureBeat. «O principal objetivo desta competição é aferir quão bem cada agente se comporta em frente a cada adversário», lê-se no relatório.