A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) diz que há água congelada a 2,5 centímetros de profundidade no solo Marte. A agência espacial americana revelou ainda um mapa com as zonas que têm uma grande concentração de gelo. Além da importância da descoberta, os locais agora revelados são candidatos a receber a primeira missão humana ao planeta vermelho.
A descoberta, publicada no jornal científico Geophysical Research Letters, foi conseguida através de dados recolhidos pelos satélites Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que fizeram medições térmicas e analisaram os locais de impacto de meteoritos, dados usados para criar os mapas «do tesouro», como a própria NASA lhes chama.
«Não precisarias de uma retroescavadora para desenterrar gelo. Podias usar uma pá», disse Sylvain Piqueux, líder do estudo e investigador no Jet Propulsion Laboratory da NASA. «Continuamos a recolher dados de gelo enterrado em Marte, tentando encontrar os melhores locais para os astronautas pousarem», acrescentou, em comunicado.
O gelo que existe em Marte tanto pode ser usado como água consumível ou como base para criar matéria-prima para combustível, explica a agência espacial.
A NASA revelou dois mapas: um que mostra que as zonas ricas em água gelada junto à superfície situam-se perto do polo norte de Marte (imagem em cima); e um segundo (na imagem em baixo) que mostra os níveis de concentração de água junto à superfície nessa região, chamada de Arcadia Planitia, sendo que as zonas a roxo representam as que estão mais próximas da superfície.
«Quanto mais procuramos por gelo perto da superfície, mais encontramos», disse Leslie Tamppari, investigadora que trabalha com o satélite MRO. «Observar Marte com múltiplos veículos espaciais ao longo dos anos continua a dar-nos novas formas de descobrirmos gelo», acrescentou.
Além das concentrações de gelo em Arcadia Planitia, os cientistas da NASA apontam o local como um dos fortes candidatos a receber uma missão tripulada por situar-se no hemisfério norte do planeta, que tem as melhores condições atmosféricas para abrandar uma aeronave durante o processo de amartagem.