A cerveja feita com água de esgoto de Berlim pela Xylem é preparada como as Albier alemã, com um tom amarelo-acastanhado, que evoca muito a sua origem. A Reuse Brew é purificada e filtrada através de máquinas especiais, incluindo uma que divide o ozono ao nível molecular e outra com filtros de carbono que elimina 99,999% dos elementos poluidores e químicos.
A Cnet visitou a fábrica onde esta cerveja é preparada e falou com os responsáveis da empresa. «A água é provavelmente o ingrediente mais importante na cadeia de fornecimento de uma cidade», explica Joe Vesey, o responsável de marketing da firma. «Ou temos um problema de quantidades, que é a escassez originada pelas alterações climáticas, ou temos problemas relacionados com a poluição que podem colocar o abastecimento de água sob pressão».
Vesey explica que a solução de limpar a água de esgoto acaba por sair mais barata do que importar água limpa ou importar água salgada e proceder à dessalinização. «Vemos claramente que a água de esgoto é cada vez mais vista como um recurso valioso», disse o responsável da Xylem. A parte tecnológica nem sequer é o maior desafio, com a fábrica da Xylem a limpar a água e a reintroduzi-la em rios e lagos há anos já. O uso cada vez mais constante de medicamentos é que traz o desafio a este processo, com a tecnologia da Xyelm a entrar em cena para o fazer.
A empresa optou por fazer uma cerveja com esta água precisamente como manobra de marketing, para apelar a mais utilizadores para a beberem. O fator “nojo”, de saber que aquela água veio de esgotos humanos, pode desincentivar a população, mas a Xylem espera contorná-lo com a sua Reuse Brew. Na Alemanha, há uma legislação específica para garantir a pureza das cervejas, a Reinheitsgebot, e a Reuse Brew conseguiu passar em todos os critérios.
A Xylem e a Reuse anunciam que também conseguem fazer vinho e vodka com água reciclada, havendo uma parceria com o Manchester City para captar água da chuva e transformá-la em cervejas Heineken, fornecida durante os jogos.
Há uma aliança formada, a Pure Water Brewing Alliance, que tenta juntar vários nomes neste segmento. O cuidado com o branding está bastante premente neste setor pois a maior dificuldade passa mesmo por conseguir convencer a população a beber água reciclada de esgotos.