A agência espacial do estado chinês quer construir uma base lunar nos próximos dez anos. De acordo com a agência noticiosa estatal, Xinhua, o responsável pela National Space Administration, Zhang Kejian, confirmou durante um discurso, que a China tem intenções de enviar em breve a sucessora da sonda Chang’e-4 para a Lua. Será a Chang’e-5 e vai recolher amostras na Lua para serem analisadas na Terra, até ao final deste ano.
Embora ainda se saibam poucos detalhes sobre os planos de construção da base lunar, o governo chinês afirmou que o «centro de pesquisa» pode vir a situar-se no Polo Sul da Lua, com o objetivo de facilitar as missões de exploração e, assim, serem feitas novas descobertas.
De acordo com a BGR, a Nasa também já demonstrou ter interesse em construir a sua base lunar, pelas vantagens que pode representar como ponto intermédio de paragem para futuras missões de exploração espacial que vão para lá da Lua.
Mas analisando a situação de forma realista, mais rapidamente será construida uma base lunar, resultante de uma colaboração entre vários países, que pretendam avançar com um projeto desta envergadura, do que construida apenas por um país.