Pela primeira vez na história da humanidade, dois astronautas entraram numa cápsula Crew Dragon, feita pela SpaceX, enquanto em órbita. Um feito que não acontecia desde 2011, quando a nave Atlantis atracou na International Space Station (ISS). Este foi um ponto de viragem para a exploração espacial, na medida em que se trata da primeira nave lançada por iniciativa de investimento privado, que foi tripulada no Espaço.
O lançamento foi feito a partir do Kennedy Space Center, durante o sábado passado, tendo sido utilizado um rocket Falcon 9 para levar a Crew Dragon para fora da atmosfera terrestre. Para sua surpresa, ao entrarem na nave, David Saint-Jacques (canadiano) e Oleg Kononenko (russo) encontraram um boneco de peluche com a forma do planeta Terra e um manequim vestido de astronauta chamado Ripley, deixados pela agência espacial.
De acordo com os planos da NASA, a Crew Dragon estará pronta para voltar à Terra na próxima sexta-feira e da próxima vez que voltar ao Espaço pode vir já tripulada por pessoas (possivelmente em julho).
Os programas comerciais da agência espacial feitos em parceria com a Boeing a SpaceX têm-se focado em criar métodos viáveis para transportar pessoas até órbitas espaciais baixas. Embora em fase de testes, quando os projetos forem avante, será a primeira vez que companhias privadas vão levar humanos ao Espaço.