Está desvendada a identidade do primeiro turista espacial que vai orbitar a Lua a bordo da próxima geração da BFR – o foguetão desenhado pela SpaceX de Elon Musk. Desde 2017 que a empresa aeroespacial do fundador da Tesla tem vindo a testar tecnologia para que seja possível iniciar viagens turísticas ao Espaço. Nomeadamente, à órbita da Lua.
Ontem ficou a saber-se a identidade do primeiro passageiro. Yusaku Maezawa é um conhecido empresário japonês e um ávido colecionador de Arte – o ano passado comprou um quadro de Basquiat por 110 milhões de dólares.
E Maezawa não se limitou a comprar um bilhete: comprou todos os lugares daquela que será a primeira missão turística à órbita da Lua. Falando ontem sobre a viagem espacial, o empresário japonês anunciou que está a considerar convidar seis a oito artistas para verem a Lua de perto. Os artistas – de áreas como a arquitetura, literatura e cinema – vão ser desafiados a criar obras baseadas nesta experiência. Tudo ficará agregado sob um projeto chamado: #dearMoon.
Não se sabe quanto é que Maezawa pagou por todo esta exclusividade. No entanto, Elon Musk já afirmou que o desenvolvimento da próxima geração do foguetão BFR vai custar perto de 5 mil milhões de dólares.
É importante reforçar que até hoje apenas 24 pessoas caminharam na Lua e que ninguém visita o Satélite desde a última missão Apollo, em 1972.
Pode ver neste vídeo a conferência de imprensa da SpaceX onde foi anunciada a identidade do primeiro passageiro espacial da empresa.