A energia eólica é responsável atualmente por 4% de toda a eletricidade usada no mundo.No entanto, as quintas eólicas conseguem apenas captar o vento “horizontal” e têm de estar localizadas em áreas mais rurais para serem melhor aproveitadas. Agora, Nicolas Orellana e Yaseen Noorani, da Universidade de Lancaster, inventaram uma turbina eólica urbana capaz de aproveitar o vento de várias direções. A O-Wind pode ser instalada na lateral de edifícios urbanos e ajudar a produzir eletricidade para alimentar as cidades.
A invenção terá sido inspirada pelo Tumbleweed, da NASA, um veículo desenhado para percorrer a superfície de Marte, mas que falhou por não conseguir lidar com as condições desafiantes.
A O-Wind é um aparelho esférico de 25 centímetros que assenta num eixo fixo e que, pela sua estrutura, roda quando recebe vento de qualquer direção. O próximo desafio de Orellana e Noorani é conseguir desenvolver uma versão barata do aparelho, que possa ser comprada por qualquer utilizador médio, explica o The Guardian.
Os inventores receberam o UK James Dyson Award que reconhece engenheiros com projetos inovadores e lhes oferece 2000 libras para arrancarem com as suas ideias.