Segundo os estudos de uma equipa da Universidade de Rice, é possível carregar completamente baterias de iões de lítio em apenas alguns minutos. A utilização do asfalto impede ainda a formação de depósitos que acabam por encurtar a vida útil da bateria. O professor James Tour, que coordena o estudo, diz que conseguiram recarregar totalmente uma bateria em cinco minutos, o que antes demorava duas horas.
A equipa de investigadores usou um carbono derivado de asfalto, misturado depois com grafeno e revestido com metal de lítio. O processo de construção, segundo a BBC, é mais simples do que outras técnicas de desenvolvimento de baterias de carregamento rápido.
Nesta fase, a equipa está a testar os protótipos de baterias e afiança que é possível fazer centenas de ciclos, mostrando que a tecnologia é estável.
Ben Woods, da consultora CCS Insight, expressa alguma desconfiança, dizendo que já vimos muitas destas alegações no passado e que «aprendemos com a experiência passada a sermos extremamente cautelosos».