A Apple quer que os diabéticos deixem de picar o dedo para medir a glicose e está a trabalhar num sistema que monitoriza o sangue através de sensores óticos. A empresa contratou uma equipa de engenheiros biomédicos para desenvolver este método não invasivo. A equipa de 30 engenheiros responde diretamente a Johny Srouji, vice-presidente senior para o hardware na Apple.
Segundo fontes ouvidas pela ZDNet, a Apple está a conduzir alguns testes avançados na zona de São Francisco. O projeto foi imaginado pelo próprio Steve Jobs e inclui apontar uma luz através da pele do utilizador para medir estes indicadores.
Ainda não se conhece como o sistema vai funcionar, nem que tipo de equipamentos possam integrar a tecnologia. Sabe-se que Apple ainda não começou o longo processo para conseguir as autorizações necessárias por parte das entidades reguladoras.
A Google também está a trabalhar numa lente de contacto inteligente, capaz de medir a glicose e avisar o utilizador caso os níveis desçam para valores preocupantes.