Os investigadores da John Moores University, de Liverpool, acreditam que um sistema de laser pode ser mais eficaz do que veneno para manter os ratos afastados das colheitas e plantações. O coordenador do projeto, Alex Mason, confirma à BBC que o laser já está pronto e que os testes devem arrancar em novembro na Escócia, Holanda e Espanha. O produto já é usado comercialmente como repelente de pássaros, com o nome de Agrilaser Autonomic e os cientistas acreditam que deve ser eficiente também para afastar ratos, raposas e coelhos.
O objetivo é manter afastados aqueles animais que destroem plantações, comem a comida dos animais da quinta ou que espalham doenças. A utilização de veneno, por outro lado, pode trazer outros efeitos secundários indesejados, como a morte de pássaros ou a destruição de algumas colheitas.
Os agricultores britânicos, representados pelo National Farmers’ Union, consideram que a utilização de tecnologia será essencial para manter o setor competitivo e encarar a realidade económica pós-Brexit.