Carrega o telemóvel todas as noites e sente que a bateria do seu smartphone não acompanha as suas necessidades? A SolidEnergy, saída do MIT, promete acabar com essas dores de cabeça com umas novas baterias de iões de lítio que alegadamente permitem o dobro da autonomia da que é conseguida atualmente. A empresa espera testar as primeiras baterias com esta nova tecnologia em drones e telefones ainda antes do final deste ano.
A inovação da SolidEnergy é possível com o abandono da grafite encontrada em muitas das baterias de iões de lítio usadas hoje. Este componente é substituído por uma fina folha de metal, e que ocupa 1/5 do tamanho e capaz de albergar mais iões, o que significa maior autonomia, explica o SlashGear. Um revestimento de eletrólitos líquido e sólido permite que estas baterias sejam seguras e que funcionem também a baixas temperaturas.
A empresa pretende usar a mesma solução para criar baterias para carros elétricos já em 2018, enquanto as primeiras para telefones, wearables e drones devem chegar ao mercado no início do próximo ano.