Carlota Fernandes, Diogo Repas e Nelson Rebelo, alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva, de Oeiras, ganharam o primeiro lugar do concurso internacional Odysseus II com o desenvolvimento de um robô para a exploração de Marte. Com a vitória no concurso organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), os jovens alunos do 11º ano receberam o título de Embaixadores Espaciais da Juventude Europeia e garantiram uma viagem à Guiana Francesa, com todas as despesas pagas.
Os três jovens portugueses distinguiram-se dos restantes 210 projetos de 23 países com um robô que foi batizado de LEARS (de Learning Robotics in Space), recorda um comunicado da Câmara Municipal de Oeiras. Além do apoio da professora Cristina Pinho, da escola oeirense, os jovens contaram ainda com a ajuda do professor João Sequeira, do Instituto Superior Técnico.
No vídeo de apresentação do projeto LEARS integrado nesta página pode ver como é que Carlota, Diogo e Nelson confirmam que as peças de Lego podem ter grande potencial de prototipagem e conseguiram provar que «não é necessário ter grandes conhecimentos ou ter uma grande capacidade financeira para construir um robô».