
É da força do vento que vem a energia que vai mover os comboios holandeses
Neste momento, metade da energia consumida pelo sistema ferroviário holandês já é renovável e provém, unicamente, do vento. No entanto, as autoridades holandesas querem mais. Ambicionam que os quase três mil quilómetros de ferrovia daquele país recorram em exclusivo a energias renováveis.
O desafio para criar, em três anos, aquele que será o sistema ferroviário mais amigo do ambiente do mundo pode vir a ser concretizado via o acordo agora assinado entre a Eneco (operador holandês de energia) e a VIVENS (companhia de caminhos de ferros holandeses).
Segundo notícia do Railway-Tecnonology.com, mais de metade das quintas eólicas que vão produzir a energia necessária aos comboios holandeses situam-se naquele país. As restantes distribuem-se pela Bélgica e em alguns países escandinavos.Um dado curioso: a Eneco vai fornecer ao sistema ferroviário um volume de energia igual ao total consumido por todas as casas em Amesterdão.
Os termos do acordo preveem que em 2017 já 70% do sistema ferroviário utilize apenas energia eólica. No ano seguinte, o objetivo é conseguir atingir a totalidade dos comboios que integram o sistema ferroviário holandês.